7.2.13

Incluir ou Excluir, eis a questão !



Ao ser convidada para escrever o meu primeiro texto para esta coluna,hesitei, pois o que normalmente eu faria para iniciar uma publicação em um site para o qual fui convidada seria escrever um texto literário: poesia, conto, crônica. . . No entanto, outro gênero textual  me veio ao coração e à mente. Não farei poesia, embora o tema provoque reações similares às causadas após  a leitura de um bom poema. 
Como professora que sou , estou sempre vivenciando discussões acerca da inclusão social : Bullyng, preconceito racial, sexual, religioso, discriminação contra pessoas com deficiência são cânceres que devoram a sociedade e cárceres que aprisionam as pessoas dentro de uma jaula de infelicidade por não poderem ser o que elas , de verdade, são.  De um lado, vemos gente séria, bacana, que se importa em transformar as coisas e construir um mundo melhor; De outro , vemos a falácia daqueles que dizem não possuir preconceitos, mas que não suportam viver com as diferenças. Se fôssemos  de fato cristãos, como o diz a maioria  saberíamos viver o maior mandamento de Cristo que é, lembremos: “Amai-vos uns aos outros, assim como vos amei”.  Mas por que amamos na igreja, na hora do ritual religioso, na frente dos membros de uma instituição qualquer e não amamos em casa, nos ônibus ( quando se senta ao nosso lado um portador de deficiência, um negro, um pobre, um mendigo, um gay, um idoso. . . ) nas escolas, e nas ruas por onde passamos?
A meu ver, de nada adianta o nosso discurso se na prática continuamos a perseguir um padrão único de vida, uma forma homogênea de comportamento social.  Não conseguiremos usufruir de avanços se permanecermos com um pensamento retrógrado que acaba assassinando vidas , mesmo sem a utilização de armas concretas. Inclusão significa aceitar as diferenças, e não somente aceitar mas aprender com elas. Olhemo-nos no espelho e vejamos o quanto seria insuportável encontrar pessoas iguais a nós em todos os lugares por onde passássemos. A diferença é que dá a beleza da vida, vejamos as cores da natureza como são todas diferentes- quem aguentaria um mundo  monocolorido?
Incluir não significa somente pôr rampas nos prédios ou publicar livros em braile, incluir significa ver o outro como um semelhante nas diferenças , aceitar o outro , aprender com ele e, acima de tudo, saber amá-lo.
Inclusão não é só aceitação,é AMOR.

Obs.: Esse texto foi escrito para um site.

Sem comentários: